Jogos Educativos Matemáticos usando materiais reciclados: Bingo Matemático
Nós educadores, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo, desenvolvendo a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas.
Com jogos e atividades educativas e recreativas, através da arte e do lazer fazemos com que nossos alunos soltem sua imaginação nas confecções dos jogos e brinquedos com sucatas, ao mesmo tempo aprendem muito brincando com estes. Nós como professoras sabemos da falta de materiais pedagógicos que temos e quando não temos algo devemos usar nossa imaginação e criatividade, podendo utilizar materiais recicláveis, mostrando aos nossos alunos a importância da reutilização destes.
1. BINGO MATEMÁTICO
Os jogos, se convenientemente planejados, são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático. Referimo-nos àqueles que implicam conhecimentos matemáticos.
Vygotsky afirmava que através do brinquedo a criança aprende a agir numa esfera cognitivista, sendo livre para determinar suas próprias ações. Segundo ele, o brinquedo estimula a curiosidade e a autoconfiança, proporcionando desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.
Jogar não é estudar nem trabalhar, porque jogando, o aluno aprende, sobretudo, a conhecer e compreender o mundo social que o rodeia.
Os jogos em sala de aula são importantes, devemos ocupar um horário dentro de nosso planejamento, de modo a permitir que o professor possa explorar todo o potencial dos jogos, processos de solução, registros e discussões sobre possíveis caminhos que poderão surgir.
Em muitas escolas públicas o professor não tem material suficiente para trabalhar em sala de aula, então ele precisa criar algo que possa substituí-lo. Assim pode se trabalhar com sucata, reutilizando eles e também trabalhar com os alunos a respeito da