jogos de raciocionio logico
Desde a antiguidade o homem utiliza jogos de entretenimento para se divertir e desenvolver suas habilidades de raciocínio. Rizzi e Haydt (1998) afirmam que “o ato de jogar é tão antigo quanto o próprio homem, pois este sempre manifestou uma tendência lúdica, isto é, um impulso para o jogo”. os jogos de raciocínio lógico podem proporcionar significativas melhorias cognitivas.
Com o avanço das linguagens de programação para ambientes gráficos e das ferramentas computacionais, ficou muito mais simples o desenvolvimento de aplicações que se propõe a entreter e estimular a criatividade/habilidade dos usuários.
INTRODUÇÃO: Desde os tempos primitivos, o jogo está inserido no cotidiano e nas práticas humanas. A registros de que na Grécia (II a.C), Aristóteles sugere a utilização de jogos para imitar atividades adultas como forma de preparo para a vida futura. Rizzi e Haydt (1998) afirmam que “o ato de jogar é tão antigo quanto o próprio homem, pois este sempre manifestou uma tendência lúdica, isto é, um impulso para o jogo”.
O ensino utilizando meios lúdicos cria ambiente gratificantes e atraentes servindo como estímulo para o desenvolvimento integral da criança.
Um jogo de raciocínio computadorizado é um ambiente de aprendizagem que une as características dos jogos com as de software. Além disso, é possível a criação de ambientes de ensino e aprendizagem individualizados (ou seja adaptado às características de cada aluno) somado às vantagens que os jogos trazem consigo: entusiasmo, concentração, motivação, entre outros. Os jogos mantém uma relação estreita com construção do conhecimento e possui influência como elemento motivador no processo de ensino e aprendizagem. Com o avanço das linguagens de programação para ambientes gráficos e das ferramentas computacionais, ficou muito mais simples o desenvolvimento de aplicações que se propõe a entreter e estimular a criatividade/habilidade dos usuários.
Os jogos educativos possibilitam ao aluno aprender