Jogos de negócios
FGV Management
MBA - Gestão Estratégica e Econômica de Mercado
Mario Fabio Monteiro Motta Junior
Curso: Inteligência de Mercado – BI
Professor: Álvaro Luiz Massad Martins
ESTUDO DE CASO
1- Você acredita que CGM (Consumer-generated mídia) é uma boa fonte de dados?
Acredito ser uma boa fonte de dados. O CGM é todo o conteúdo gerado pelo usuário e potencializado com ferramentas, neste caso, on-line. É uma evolução do feedback. As empresas interessadas não devem influenciar nas discussões dos consumidores, eliminando a possibilidade de uma discussão imparcial.
2- Geralmente, quais são as suas reações em relação à oportunidade de uso desse tipo de mídia gerada pelo consumidor para obtenção de idéias?
Extremamente interessante, com o surgimento da Internet e o avanço das tecnologias digitais, da mesma maneira que o acesso dos consumidores à informação teve um aumento significativo, aumentou também a facilidade dos consumidores em expressar suas opiniões. Assim como acontecia com o boca-a-boca, o CGM tende a ter um maior poder de influência sobre outros consumidores do que as mídias tradicionais (TV, rádio, jornais impressos), pois tendem a passar mais credibilidade. A diferença é que, com a tecnologia disponível, o impacto do CGM é muito maior que o “boca-a-boca”. Como toda a ferramenta de idéias e fonte de dados, é muito produtiva para a empresa, se explorada de modo adequado.
3- Analisando os relatórios apresentados nos anexos 4 e 5, como gerente de produto de uma dessas marcas, que “insights” valiosos você poderia obter?
Temos um grande número de pessoas com opinião neutra, precisaria buscar uma forma das pessoas se posicionarem em relação ao meu produto, positivamente ou negativamente, adotaria campanhas para este publico neutro.
4- Qual a sua opinião sobre o “Blog pulse”, tendo em vista os anexos 1, 2 e 6 do caso?
Blog pulse, é um medidor de audiência das palavras clicado nos blogs dos internautas, isto é uma