Jogos Das Cores Proibidas Vygotsky
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PSICOLOGIA
Jogo das cores proibidas
Vygotsky
SÃO PAULO
2015
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PSICOLOGIA
Jogo das cores proibidas
Vygotsky
ALUNOS:
Camilla Ferreira Campos R.A. B833530
Carollyne Rodrigues de Oliveira R.A.T15872-9
Daniel Leonardo Morgado R.A C308BA-3
Emily Camila Gomes Mercês R.A C23DAI-5
Naiara Baum Chagas R.A C65353-5
Orientador: Profª. : Ana Maria
SÃO PAULO
2015
RESUMO
INTRODUÇÃO
Lev Semenovich Vygotsky, nasceu em 5 de novembro de 1896 na cidade de Orsha, país da extinta URSS.
Vygotsky preocupou-se com o desenvolvimento humano, o aprendizado e as relações entre desenvolvimento psicológico ao longo da história do homem e da história individual, atribuindo uma “abordagem genética”.
Ele não formulou uma concepção estruturada do desenvolvimento humano, que pudéssemos a partir daí interpretar o processo da construção psicológica do homem, do nascimento até a idade adulta como fizera Piaget. O que este teórico oferece, são reflexões e dados de pesquisas sobre vários aspectos do desenvolvimento.
O conceito mais importante para entendermos as teorias vygotskyana sobre como funciona o cérebro humano é a mediação. De acordo com Vygotsky, "mediação... é o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação; a relação deixa, então de ser direta e passa a ser mediada por esse elemento”. Acrescenta ainda que " A mediação é um processo essencial para tornar possível atividades psicológicas voluntárias, intencionais, controladas pelo próprio indivíduo”
Para ele a formação do indivíduo se da numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade ao seu redor onde os dois se modificam. Através do processo de mediação o indivíduo se relaciona com o seu meio social. A mediação simbólica é um instrumento intermediário que o indivíduo