Jogos cooperativos
Objetivo: satisfazer as necessidades de movimento através de um preparo fisiológico e psicológico, visando uma melhor qualidade física, a socialização o espírito de equipe, coragem para competições.
Justificativa
1º motivação, introdução ou animação
Nome: Salve se com abraço
Formação: alunos espalhados no espaço, um dele é o pega.
Desenvolvimento: o pega persegue os colegas e com um leve toque passa o pega e os colegas só podem se salvar através de um abraço frontalmente
2º formação corporal e técnica do desenvolvimento
Nome: gato e rato
Formação: dupla de alunos de mãos dadas em forma de um circulo
Desenvolvimento: o gato corre atrás de sua vitima, onde ela só pode ser salva segurando na Mao de uma das duplas e a ponta da dupla que sobrou se torna a nova vitima.
3º habilidade desportiva e destreza (performance)
Nome: barra bandeira de casal.
Formação: dois grupos com o mesmo numero de duplas em cada lado do espaço
Desenvolvimento: a equipe que conseguir trazer a bandeira adversária para seu lado sem ser tocado pelo adversário os soltar as mãos vence.
4º volta à calma
Nome: cestinha
Formação: duas colunas com uma bola cada
Desenvolvimento: a coluna que conseguir fazer mais cestas antes do tempo se esgotar e sem infringir as regras impostas na hora vence.
Fundamentos teóricos e metodológicos
1. Fundamentação Teórica do Jogo e Brincadeira
Jogo é toda e qualquer atividade lúdica em que as regras são feitas ou criadas num ambiente restrito ou até mesmo de imediatos, em contrapartida ao desporto (esporte, no Brasil), em que as regras e estas tendem a serem simples. Pode envolver um jogador sozinho ou dois ou mais jogando cooperativamente. Jogos são atividades estruturadas ou semi-estruturadas, normalmente praticadas com fins recreativos e, e, alguns casos, como instrumento educacional, São, geralmente, distintos do trabalho, que visa remuneração e da arte, que está geralmente associado à expressão de ideias. Esta separação não é