jogo
Desde o início das sociedades o jogo, no sentido mais amplo pode ser visto como uma relação, uma troca dentro de regras.
Diferentes formas de jogo acompanham o homem e a humanidade durante seu desenvolvimento.
O jogo, segundo Lotman, nunca se opõe ao conhecimento, sendo assim um dos meios mais importantes de aquisição das diferentes situações de aprendizagem dos tipos de comportamento. Todas as civilizações sempre se preocuparam com os jogos como os jogos esportivos ou os jogos rituais de magia e religiosidade. O jogo na época grega foi o modo de expressão, dentro das leis da estética da época, uma demonstração da força e perfeição que buscavam. O jogo como modo de aprendizagem dos diferentes tipos de conduta é um sistema da cultura modelizador de situações inesperadas e novas. Devemos pensar no jogo como um sistema modelizante Pois uma situação real é substituída por uma situação lúdica, fazendo com que o jogador perceba a possibilidade de suspender uma ação, como o “é sua vez” do jogo. Assimila a idéia modelizante do jogo que representa a realidade e as regras que podem ser reformuladas.
Processo fundamental na socialização do indivíduo e na formação da personalidade, para alguns autores o jogo seria mais antigo que o trabalho.
A denominação jogo é dada a diversas formas de atividades físicas ou mentais que têm por fim a recreação, embora às vezes envolvam também interesse financeiro. Os jogos se praticam segundo regras estabelecidas, em sua maioria de aceitação universal, apesar de serem também freqüentes as modalidades determinadas por peculiaridades de costumes locais.
Pouco se sabe sobre a historia dos jogos, mas acredita-se que todos os povos os praticam.
Acredita-se que suas origens remontam a cerimônias e rituais religiosas.Costumes antigos e ritos ligados ao longo passado do homem. Entre as causas de sua existência incluem-se o espírito lúdico e a necessidade humana de comunicação, da qual as brincadeiras