Jogo Unidade Na Diversidade
Tema: Acessibilidade
Materiais: 6 bandeiras de EVA (Brasil, Coreia do Sul, África do Sul, Inglaterra, Austrália e Estados Unidos), 20 fitas de não tecido na cor preta, 20 na cor marrom e 20 na cor azul.
Número de jogadores: até 6 grupos de cinco alunos cada.
Mediadores: 1 a 2 mediadores
Instruções
Dividir os alunos em 6 grupos, para que cada um fique com uma bandeira quebra-cabeça. Cada grupo deverá ter que um aluno com deficiência visual utilizando uma faixa de não tecido nos olhos, um aluno com deficiência física utilizando uma faixa de não tecido para amarrar os dois braços as costas, dois alunos com deficiência auditivas sendo um aluno mudo utilizando para isso uma faixa na boca, o outro aluno seria o surdo utilizando fones de ouvido e um outro aluno não expressaria nenhum grau de deficiência.
Num primeiro momento deve-se estabelecer um tempo de cinco minutos para que o quebra-cabeça seja montado. Após o tempo iniciaremos uma discussão sobre inclusão e acessibilidade, pois percebemos que não há uma ajuda mutua entre os participantes, o objetivo dos participantes é montar o quebra-cabeça no tempo determinado. Depois, em um segundo momento explicamos que intuito desse jogo era mostrar aos alunos que as pessoas não portadoras de deficiência tendem a excluir os deficientes, mesmo que esses sejam muitos em um grupo, depois dessa conversa incentivamos os alunos a remontar o quebra cabeça, mas dessa vez ajudando o coleguinha do lado, afinal acessibilidade é um direito de todos, mas é responsabilidade de cada um.