jogo do Ganha-ganha
Disciplina: Controle da Poluição
Professor:
Aluno:
RECIFE
2013
O Jogo do Ganha-ganha
Na sociedade, somos ensinados que quando um ganha o outro perde, como se isso fosse uma regra. Seria possível encontrar uma solução para essa situação?
Observamos na história o egoísmo e ganância pelo poder em diferentes esferas tanto política como religiosas ou militar, muitos com esse egoísmo entraram para história como é o caso de Cezar (patrício, líder militar e político romano. Desempenhou um papel crítico na transformação da República Romana no Império Romano), Napoleão (Que não ficou gravado na história como um tirano ou um assassino, porém a história mostra que em vários episódios ele massacrou inúmerasvítimas desarmadas e até civis), Hitler, entre outras esses utilizaram da sua ganância para obter o sucesso pessoal, outros utilizam de sua boa vontade e sucesso para a autopromoção como é o caso Mandela, Einstein, Gandhi entre outros
O egoísmo portanto sempre esteve presente na natureza humana fazendo parte dos seus sentimentos sabendo que a utilização dele pode gerar bons frutos ou péssimos que prejudiquem uma pessoa, população ou mesmo uma nação.
Como este século aguentará o fardo de 9 bilhões de humanos se nos recusarmos a prestar contas por tudo que fizemos?
Hoje 20% da população mundial consome 80% dos recursos, o mundo gasta 12 vezes mais com os militares do que ajudando países sem desenvolvimento, 5 mil pessoas morrem por dia por beber água suja, 1 bilhão não tem acesso a água potável, quase 1 bilhão tem fome, mais de 50% dos grãos do mundo são usados para alimentar animais e criar biocombustíveis.
É tarde demais para ser pessimista. Devemos criar barreiras para quebrar as correntes da solidariedade, separar pessoas, e separar a felicidade de uns da miséria dos outros?
Já que os conflitos nos trouxeram péssimos resultados, existiria alternativas? E Como ganhar, sem que ninguém