Jogo de dois níveis RESUMO
Professor: André Machado
Aluna: Anna Carolina Yorio Vianna
“Diplomacia e política doméstica: a lógica dos jogos de dois níveis” - Robert D. Putnam
• Jogos de 2 Níveis
O autor intitula o jogo de dois níveis como "uma metáfora para as interações doméstico-internacional". O objetivo do artigo é demonstrar como a política externa está vinculada com a política interna e a forma que se influenciam. Ao realizar uma negociação internacional, gasta-se tanto tempo negociando com grupos domésticos, (influências internas como grupos de empresários, trabalhistas, industriais, outros políticos, membros do Congresso), quanto gasta-se negociando com os parceiros estrangeiros (grupos externos de outros países que possuem algum interesse ou relação com o país negociador).
Com isso Putnam chega à conclusão que a luta política de diversas negociações internacionais pode ser descrita como um jogo de dois níveis. Dividindo a negociação em nível nacional e nível internacional.
No nível internacional, os governos buscam maximizar suas próprias habilidades conseguir satisfazer as pressões domésticas, enquanto minimizam as consequências das evoluções externas. Os dois jogos precisam ser muito bem analisados pelos tomadores de decisão.
Cada líder político nacional está presente nos dois tabuleiros (ambos os níveis).
No nível internacional sentam as partes estrangeiras, diplomatas e assessores internacionais.
No nível doméstico, atrás do presidente, sentam-se figuras partidárias, parlamentares, porta-vozes das agências domésticas, representantes de grupos chave de interesses e os assessores políticos do presidente. O jogo torna-se complexo quando ações que são racionais para um jogador em determinado nível, pode ser imprudentes para esse mesmo jogador no outro nível.
Deve-se encontrar jogadas que sejam benéficas a ambos os níveis, "busca construir um pacote que seja aceito tanto pelo outro lado como por sua