Jogo das cores
São José dos Campos
Março de 2014 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo verificar as habilidades das crianças na utilização de instrumentos e signos culturais como auxiliares na memória de instrumentos em três situações de jogo, verificando o aumento da capacidade da criança ao decorrer do seu desenvolvimento físico e intelectual. Baseado na teoria de Vygotsky, discutiremos e faremos uma análise quantitativa e qualitativa a partir das observações feitas das crianças que participaram do jogo. A pesquisa foi realizada com quatro crianças com idade entre 5 - 8anos, em ambos os sexos, os resultados foram organizados em gráficos, estando eles contidos no decorrer do trabalho. A metodologia utilizada foi a entrevista e a pesquisa bibliográfica.
DESCRIÇÃO DO TRABALHO
O jogo das cores proibidas foi feito com quatro crianças de 5 a 8 anos de idade:
1ª Criança - Rebeca, 05 anos, sexo feminino estuda em escola particular atualmente no Infantil três
2ª Criança - Gabriel, 06 anos, sexo masculino, estuda em escola pública, atualmente na 1ª ano.
3ª Criança - Larissa, 07anos, sexo feminino, estuda em escola particular, atualmente na 2 ª ano.
4ª Criança - Larissa, 08 anos, sexo feminino, estuda em escola particular, atualmente na 3ª ano.
A pesquisa com o primeiro e quarto sujeito foi realizada na sala de aula em uma Igreja, onde as crianças aprendem sobre a religião, o jogo foi feito pela aluna Evelyn, observado e anotado pela aluna Gabriela. A segunda criança foi entrevistada na sala de estar, em sua residência, pela aluna Beatriz Santana, e anotado pela mesma.
Em ambas as aplicações dos jogos, os materiais utilizados foram brinquedos e cartões das cores solicitadas. Com o sujeito primeiro e quarto sujeito houve o auxílio de mesa e cadeiras para a realização do jogo, já com o segundo sujeito o jogo foi realizado no chão.
O jogo consiste em pedir a criança que