Jogadores do Basquete
BRUNA POSSAMAI, BRUNA GUIMARÃES, EDUARDA RODRIGUES, MAISA THOMAS E VICTÓRIA VOCKES
1º ANO EDIFICAÇÕES
TRABALHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR GUILHERME
25/09/2014
1. QUEM SÃO OS JOGADORES E QUAL SUA FUNÇÃO NOS SISTEMAS DEFENSIVO E OFENSIVO
Jogador 1: Armador. O armador é o organizador, o cérebro da equipe. É ele quem normalmente leva a bola da defesa para o ataque, observa o tipo de defesa da equipe adversária e escolhe a jogada ou movimento necessário para superá-la, através de códigos pré-estabelecidos pelo técnico. O armador, normalmente, é o atleta mais baixo e com melhor domínio de bola.
Jogador 2: Escolta. O escolta é o “ajudante” do armador. Muitos técnicos tentam, na defesa, impedir que o armador principal traga a bola para o ataque, visando prejudicar a organização ofensiva do adversário. Nesse caso, é o escolta quem assume o papel do armador principal e organiza a equipe. Em uma situação normal (armador fazendo a transição defesa-ataque), o escolta é normalmente responsável pelas infiltrações, usando a velocidade para penetrar na defesa. Oura função importante do escolta é disparar para o contra-ataque, tentando chegar à frente de todos os adversários, receber o passe longo e fazer a bandeja. Ele é, na maioria das vezes, o jogador mais veloz da equipe.
Jogador 3: Lateral/Ala. O lateral normalmente é o jogador mais completo do time. Ele tem que ter a “leitura do jogo” semelhante a um armador, sendo capaz de infiltrar no garrafão. O ala também participa da disputa pelos rebotes, assim como o líbero e o pivô. Dentro dessas características, o lateral transita por todas as vertentes inerentes a um jogador de basquete, porém, o arremesso de média e longa distância é praticamente sua “obrigação”.
Jogador 4: Líbero/Ala-Pivô. O potencial de arremesso, força física e domínio dos fundamentos do atleta dessa posição, normalmente vai determinar a filosofia ofensiva da sua equipe.