Joaquim Nabuco e a Sociedade Escravagista
****Quanto a Escravidão
Joaquim Nabuco foi criado no engenho por sua madrinha sendo assim, conviveu com os escravos, desde pequeno.Desde sempre nunca entendeu a escravidão. Nabuco descrevia a escravidão como um crime, dizia que não se é possível construir uma pátria se ela trata desigualmente seus filhos.
Cursou direito em duas universidades de nome da época e aos 20 anos participou de seu primeiro julgamento, apresentando a injustiça contra os negros e defendendo o escravo a quem o tribunal acusava.
Propagava o fim da escravidão e o fim do preconceito, foi no teatro de Santa Isabel que Nabuco realizou seus maiores discursos afim do abolicionismo, tornando-se um "Homem de Mídia", nesta mesma época houve também um dos maiores movimentos de rua, contra a escravidão (Liberdade de traços e Culturas Negras).
Nabuco criticava a atitude da igreja católica quanto a escravidão chamando-a de " a mais vergonhosa possível", pois ninguém jamais a viu tomar partido dos escravos.
****Quanto os Principais Protagonistas
Durante toda sua vida e luta pelo fim da escravidão, Nabuco criou vários laços de amizade, sendo assim afilou-se a grandes abolicionistas, que lutavam pelo mesmo proposito que ele. Dentre estes os Principais eram Patrocinio e André Rebousas ,Rebousas) , que foi seu grande amigo.
A partir desta união em 1980 foi fundada a Fundação Abolicionista.
Com muita luta e com o apoio/Ajuda da Princesa Isabel em 1988 foi declarada a lei áurea decretando o fim da escravidão.
****Quanto a Inserção dos escravos na Sociedade
Joaquim Nabuco queria mais que só o fim da escravidão, queria que a mesma fosse combatida em aspectos tanto humano, quanto social. Escreveu artigos que defendia o fim da escravidão e em 1983 lançou o livro "Abolicionismo", que era uma denuncia politica contra a escravidão. Nabuco Dizia que a Emancipação dos escravos era ligada a Educação, mesmo após a abolição a escravidão Nabuco continuou pregando