Joao
Nota da Prova: 3,0 de 8,0 Nota do Trabalho: Nota de Participação: 2 Data: 30/11/2012
1a Questão (Cód.: 151714) Pontos: 1,0 / 1,5
1. Leia o texto:
"...aqueles homens da caverna, acorrentados, cujas faces estão voltadas para uma parede de pedra à sua frente. Atrás deles está uma fonte de luz que não podem ver. Ocupam-se apenas das imagens em sombras que essa luz lança sobre a parede e buscam estabelecer-lhes inter-relações. Finalmente, um deles consegue libertar-se dos grilhões, volta-se, vê o sol. Cego, tateia e gagueja uma descrição do que viu. Os outros dizem que ele delira. Gradualmente, porém, ele aprende a ver a luz, e então sua tarefa é descer até os homens da caverna e levá-los para a luz. Ele é o filósofo; o sol, porém, é a verdade da ciência, a única que reflete não ilusões e sombras, mas o verdadeiro ser" (WEBER, 1946, p.167, apud Platão República)
Platão descreve bem o espírito que, desde meados do século XIX, predomina no pensamento ocidental no qual a ciência adquiriu total hegemonia e passou a ser socialmente reconhecida pelas virtualidades instrumentais da sua racionalidade.
Faça um parágrafo sobre a ação do conhecimento na formação da sociedade.
Resposta: O homem e um ser social e nao pode viver fora da socidade .Aquele que vive fora da socidade esta riscado a nao ser desenvolver e viver alienado. Porem aquele que vive socialmente em meio aos outros de sua especie conseguem de forma mais facil superar os obstaculos. Não podemos viver alienados . São Thomas de Aquino falava que o homem somente poderia viver fora da socidade se fosse virtuoso como os monges , ao em caso de acidente ou loucura. Somos seres sociais e nao podemos abrir mão de viver em socidade.
Gabarito:
Resposta (sugestão): O desenvolvimento do conhecimento humano se tornou possível pela melhor compreensão da dinâmica e dos fenômenos sociais. O homem aprende a ver-se no mundo e atuando sobre este mundo.
2a Questão