joao ubaldo ribeiro política
A política como um todo é um exercício de complexidade, às vezes não aparente, de alguma forma de poder, com atos, por exemplo, por detentores, com suas devidas conseqüências, tendo uma inter-relação com a fonte do poder e os submetidos a esse poder. Não chega a ser suficiente definir a política apenas como um exercício de poder, pois recaí vários significados da palavra poder e ele só pode ser sentindo ao ser exercido, ou seja, é em ação que se analisa o poder.
Com todos esses significados, é preciso buscar novos elementos para que nosso conceito de política fique mais preciso. Os americanos retratam o poder como a capacidade de influenciar o comportamento das pessoas, ainda assim, o conceito fica vago, pelo fato de entender como seria essa capacidade, mas podemos afirmar que com o poder alterando o comportamento das pessoas, o ato político possuiu dois aspectos: interesse e uma decisão.
A Política na verdade é um processo que tem a ver com quem manda, por que manda, como manda, e aplicando isso geralmente de uma minoria mandando na maioria, com interesses e finalidade de conseguir decisões. Isto já foi chamado de arte, ciência, filosofia e até mesmo profissão, estando ao nosso redor, quer fujamos ou não, a política está ao nosso lado. E mesmo com a afirmação de que a política se preocupa com o encaminhamento de interesses para a formulação e tomada de decisões, ainda assim não será o suficiente para entendermos a ideia do que é política.
A Política interessa a todos e a cada um, querendo ou não, e estamos imersos num processo político que penetra todas as nossas atitudes, toda a nossa maneira de ser e agir, até mesmo porque a educação, tanto a doméstica quanto a pública, é também uma formação política.
Podemos afirmar que a política não se ocupa de todos os processos de formulação e tomada de decisões, mas somente daqueles que afetam de alguma forma o conjunto dos cidadãos. Podemos situar o exemplo das eleições, aonde a