Joao sem terra
“João Sem-Terra” este é o tema a ser tratado no Trabalho de Curso.
PROBLEMA
Para se falar em constituição e em direitos humanos é necessário primeiro entender onde tudo começou, entender quais foram os acontecimentos que motivaram o clero e a nobreza para que, no ano de 1215, viessem reivindicar os seus direitos, consequentemente reduzindo o poder da monarquia, e como isso impactou a vida de toda a população tanto na Inglaterra como nos demais países.
Acontecimento este que ficou conhecido como Magna Carta, para muitos estudiosos a primeira constituição do mundo e para muitas pessoas o acesso ao direito de viver, pois estavam cansados de um reinado que mais se caracterizou pela opressão dos súditos, cobrança de pesados impostos, detenções arbitrárias, dentre outros desmandos reais.
Finalmente, a insatisfação culminou quando os barões do norte do país se recusaram a pagar impostos adicionais indignados com a constante exploração da Corte, realizaram uma marcha de protesto em Londres e renunciaram à sua lealdade ao rei. O rei para não ser deposto se viu obrigado a consentir com as reinvindicações que lhe foram impostas.
JUSTIFICATIVA
É de se ressaltar, todavia que a escolha do tema abrange as experiências vividas entre cleros e nobrezas, que realizaram um levante reivindicando seus direitos, colocando em risco a autoridade da monarquia, possibilitando assim o surgimento da primeira Constituição do mundo.
OBJETIVOS
Compreender que, ao longo de sua de sua trajetória, o Estado monárquico britânico nunca chegou a se enquadrar plenamente nos moldes do regime absolutista, onde por meio dos dispositivos criados pela Magna Carta, foi que os membros do Parlamento (sucessor do Grande Conselho) deram origem à monarquia constitucional.