joao rosalvo
R: As empresas de serviços variam muito suas habilidades de atender diferentes tipos de cliente, possuem em muitas vezes recursos escassos, sendo assim devem escolher onde investir, valorizar seus recursos e competências para obter sua rentabilidade. Neste contexto então temos quatro opções básicas de foco:
1. Totalmente focada: esta organização totalmente focada vai oferecer uma quantidade de serviço limitado, possuindo talvez apenas um produto principal, a um segmento de mercado especifico. Um exemplo disso é uma empresa de turismo que seu foco é viagens para Disney, como uma imagem principal focada na mente dos consumidores.
2. Focada em mercado: esta é concentrada em um segmento estreito, mas tem amplo leque de serviços. Exemplos disso são as empresas que terceirizam serviços de TI ou serviços para condomínios, como portaria, limpeza e manutenção.
3. Focada em serviços: essas empresas possuem um leque estreito de serviços e um mercado amplo, a partir do momento em que novos segmentos surgem é necessário que esta desenvolva seus conhecimentos e habilidades para atender cada um deles.
4. Sem foco: é o tipo de organização que costuma ser “tudo para todos” não se especializa em nada, onde não é uma boa idéia. Exemplos disso são os provedores de serviço que atendem mercados amplos e que fornecem uma grande variedade de serviços, não tem um foco em um segmento ou outro.
2. Por que a segmentação de mercado é importante para as empresas de serviços?
R: Porque este tipo de organização ira atender diferentes tipos de clientes, desta forma não é viável tentar competir em todo o mercado e contra concorrentes superiores, cada empresa deve adotar uma estratégia de segmentação, identificando as partes do mercado em que ela pode atender melhor.
3. Como identificar e selecionar segmentos para mercado- alvo?
R: Primeiramente os profissionais de