Joana vasconcellos pesquisa
Durante este semestre foi-nos pedido que realiza-se-mos uma investigação histórica sobre um tema à nossa escolha.
Depois de pensar durante algum tempo e de pedirmos à Professora ajuda na escolha do tema, chegámos à conclusão que seria interessante investigar a vida e a obra da artista Joana Vasconcelos.
Para além das suas obras serem do nosso gosto, Joana Vasconcelos é atualmente uma das artistas nacionais mais conhecidas no estrangeiro o que foi reconhecido pelo convite para expor no Palácio de Versalhes, em França, 15 obras de arte contemporânea. Foi também escolhida pela Secretaria de Estado da Cultura para representar oficialmente Portugal na próxima Bienal de Arte de Veneza, em 2013.
CONTEXTUALIZAÇÃO
Até ao 25 de Abril de 1974, Portugal manteve-se isolado, com o peso da Guerra Colonial e com a censura e a polícia política que tudo controlavam. Apesar desta situação, surgiram algumas ruturas e valores emergentes, como consequência de um mercado de arte mais especulativo, de contactos com escolas e artistas estrangeiros e de uma produção mais diversificada e personalizada.
A partir da instauração da democracia, as artes tornaram-se um outro veículo de crítica e de construção, desde as artes plásticas ao cinema, à literatura, à dança, à música… com obras vanguardistas. Surgem, por todo o país, galerias e locais de exposição, mais publicações, mais artistas e amantes das artes.
Assim, o que caracteriza a contemporaneidade portuguesa é: uma maior pluralidade expressiva, um espirito de experimentação aliado a uma onda de criatividade facilitada pelas inovações tecnológicas, uma projeção internacional de autores e obras, e mais atenção à salvaguarda do património, uma adesão às correntes modernas, uma preocupação quanto ao desenvolvimento urbano e suburbano, um maior número de arquiteturas de autor, o uso de temáticas tais como o corpo e o comportamento, a utilização dos multimédia, a prioridade às questões ambientais, numa produção onde o