Joan Mir
Joyce da Silva Sponchiado
Número :14
9 Exatas Professora: Nice
Matéria: Artes
Joan Miró
Introdução
Joan Miró i Ferrà (20 de abril de 1893) foi um escultor, pintor, gravurista e ceramista de muito talento para arte mundial.
História
Joan Miró nasceu em 1893, em Barcelona, na Catalunha, Espanha. Ainda muito jovem, participou das vanguardas artísticas que agitaram a vida cultural espanhola no início do século XX e sempre praticou uma pintura de colorido intenso, com forte influência do movimento fauvista, que na França teve como principais representantes os artistas Henry Matisse e Maurice de Vlaminck. Uma grave doença o levou a passar longa temporada em Montroig, pequena cidade próxima a Barcelona, quando se dedicou inteiramente à pintura. A vida e o trabalho no campo, somados à forte paisagem da região, influenciaram intensamente sua linguagem plástica. Em 1920, Miró viajou a Paris pela primeira vez, e o impacto artístico e cultural da cidade sobre ele foi tão grande que ficou sem pintar durante toda a sua estada parisiense. No entanto, nesse período, aproximou-se das artes de vanguarda: conheceu o revolucionário cubista Pablo Picasso, impressionou-se com as ideias de Tristan Tzara, o grande agitador do movimento Dad, e ficou amigo de André Masson e de inúmeros intelectuais.
Sua pintura continuou “detalhista” até 1924 e sua temática voltada à paisagem catalã. Aos poucos, apareceram os primeiros grafismos, que mais tarde transformaram-se na marca de sua pintura. Para André Breton, líder do movimento surrealista, Miró era “o mais surrealista de todos nós”, referindo-se aos artistas membros do movimento. Miró nutriu grande simpatia pelo surrealismo, mas sempre foi independente, e durante toda a sua vida a liberdade seria um modo de pensar e de pintar.
Obras
Comentário final Joan Miró foi um artista incrível que buscou retratar o surrealismo, com muitas cores.
E