Jo O Morais
Nascimento de Vénus - Sandro Botticelli
A.
1. Sandro Botticelli nasceu em Florença, Itália a 1 de Março de 1445 e faleceu no dia 17 de Maio de 1510 (65 anos). Está sepultado na Abbazia Di Ognissanti em Florença.
2. O quadro que escolhi intitula-se "O Nascimento de Vénus" de Sandro Botticelli, cujas medidas são de 172.5 cm × 278.5 cm (quadro com formato vertical) e consiste de têmpera sobre tela.
3. O quadro retrata o nascimento de Vénus, deusa romana da beleza, do amor e da fertilidade. A deusa nasce na forma de adulta, surgindo nua da água numa concha, retratando sobretudo a sua perfeição terrena e sedutora.
4. Sim, visto que até atualmente os homens continuam a inspirar-se na mulher para compor obras de arte.
5. Os elementos mais relevantes são a deusa Vénus, a concha e a Hora (deusa de uma estação do ano, nesta caso é a deusa da primavera).
B.
1. Sim visto que a figura feminina representada apresenta uma perfeição corporal com traços harmoniosos, assim como uma paixão e pureza espiritual. Revela também uma postura serena, quente e atraente, sendo por isso considerada a deusa do amor e beleza. O facto de ela surgir rodeada de outros elementos míticos (Hora e Zéfiro) e de ser transportada numa concha (que é empurrada pelo vento ocidental de Zéfiro) em cima de água retrata como o "nascimento" da própria deusa.
2. As cores, nesta composição, têm um peso bastante elevado pois a principal função destas é transmitir as sensações e emoções da obra (por exemplo, o manto vermelho que a Hora coloca na deusa transmite uma sensação de calor, visto que esta é a deusa do amor, da paixão e o vermelho está muitas vezes associado a estas emoções).
3. Penso que sim, visto que as flores que há flores não só a rodear a deusa como também estão bordadas no manto que a Hora (Hora da Primavera) e na roupa da própria Hora, remetendo para a chegada da Primavera. Visto que a Primavera é uma estação do ano que traz prosperidade e fertilidade e como Vénus