JMS Trabalhos
Curso Técnico De Logística
A Linguagem na história do homem
Trabalho Apresentado Como Requisito da Disciplina de Linguagem, Trabalho e Tecnologia do Curso Técnico De Logística Para Compor Nota do 1º Módulo.
Orientadora: Prof.(a) Lucilene Fonseca
JAMERSON SILVA LIMA – Nº18
SÃO PAULO
2013
A Linguagem na História do Homem
Podemos destacar que os homens das cavernas, com seu cérebro rudimentar, devia se comunicar através de gestos, posturas, gritos e grunhidos, assim como os demais animais não dotados da capacidade de expressão mais refinada.
Com certeza, em um determinado momento desse passado, esse homem aprendeu a relacionar objetos e seu uso e a criar utensílios para caça e proteção e pode ter passado isso aos demais, através de gestos e repetição do processo, criando assim, uma forma primitiva e simples de linguagem. Com o tempo, essa comunicação foi adquirindo formas mais claras e evoluídas, facilitando a comunicação não só entre os povos de uma mesma tribo, como entre tribos diferentes. As primeiras comunicações escritas (desenhos) de que se têm notícias são das inscrições nas cavernas 8.000 anos a.C.
Para tanto, acreditamos que o processo de construção e desenvolvimento da linguagem do homem, é um processo complexo, haja vista que não se pode afirmar e datar com exatidão, o que se sabe de fato é que o desenvolvimento da linguagem do homem se diferenciou da do animal porque sua vida histórico-social mudou seu comportamento. Inicialmente a linguagem do homem era ligada a gestos, sons inarticulados, situacionais. No processo da divisão de trabalho surgiu a necessidade de uma comunicação mais estreita. Logo foram aparecendo sistemas de códigos para designar objetos e ações.
A seguir códigos para diferenciar as características dos objetos, das ações e suas relações. Finalmente formaram-se códigos sintáticos complexos de frases inteiras.
Com a ajuda da linguagem o homem passa a se