Jkkk
Sabrina Menezes Da Trindade
A sigla swot, vem das iniciais das palavras inglesas strengts (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades), e threats ( ameaças).
Essas são as palavras, pois esses são os pontos a serem analisados. Enfim, é a definição dos pontos fortes e fracos que uma empresa possui.
Ameaças e oportunidades: Uma das funções do swot e estudar o ambiente externo o ambiente externo, onde estão inclusos as ameaças e oportunidades, isto significa fazer a análise do que está sempre fora do controle da empresa, porém, é necessário conhecer e monitorar. Entre estas forças a serem consideradas estão os fatores sociais, demográficos, políticos, econômicos, históricos, tecnológicos, sindicais, etc.
As ameaças e oportunidades afetam igualmente todas as organizações que concorrem em um mesmo mercado. Porém, as empresas que perceberem as mudanças e forem mais rápidas na adaptação, com certeza serão as que mais obterão proveito das oportunidades, e terão menos danos frente as ameaças. Este tipo de análise além de levar em consideração as tendências que afetam a organização, também leva em conta a probabilidades de essas tendências se tornarem reais.
Forças e fraquezas: Outra questão estudada pela análise de swot são os pontos fortes e os pontos fracos de uma organização, ou seja, do ambiente
interno. Então quando se observa um ponto forte deve-se tentar torná-lo ainda melhor e quando se detecta um ponto fraco deve-se tentar corrigi-lo, para diminuir os efeitos negativos deste.
A primeira medida a se tomar, é criar uma relação de variáveis que devem ser monitoradas, como por exemplo: reputação da empresa, participação de mercado, a qualidade do produto e do serviço, eficácia do preço, boa comunicação, poder de venda, inovação tecnológica, cobertura geográfica, fluxo de caixa, estabilidade financeira, instalações, força de trabalho, dedicação, pontualidade, atendimentos á clientela, etc.
São