jkkbjlnkç

948 palavras 4 páginas
ATIVIDADE COMPLEMENTAR – DIGESTÃO DOS ALIMENTOS
Imaginem que um indivíduo que está desenvolvendo uma dieta alimentar, indicada com orientação de um nutricionista, a fim de perder peso e reduzir seu índice glicêmico, pois apresenta diabetes tipo II. Ele realizou uma refeição composta por um bife magro de carne bovina, batata doce e uma salada verde composta apenas de alface e tomate e azeite. Explique todas as etapas da digestão destes alimentos, inclua na sua explicação: 1- mecanismos de regulação neural e hormonal da liberação dos sucos digestivos e motilidade, 2- os sucos digestivos, 3- os processos de motilidade e 4- absorção e defecação.
Antes de a alimentação de fato ocorrer é iniciada a fase cefálica da digestão, estimulada pelo pensamento, visão e sabor dos alimentos. É na verdade a preparação do organismo para a alimentação e digestão, o córtex cerebral é estimulado e então o SNA inicia o processo digestivo de forma antecipada induzindo a liberação moderada dos sucos digestivos e alguns hormônios. Essa liberação ocorre de forma discreta a fim de evitar desperdício energético e de matéria prima, caso o indivíduo não concretize a alimentação.
Na boca os alimentos são triturados (processo de digestão mecânica) através da mastigação e misturados com a saliva, que é liberada inconscientemente por estímulo conjunto do SNA simpático e parassimpático. Na saliva contem uma enzima chamada amilase salivar, a mesma inicia o processo de digestão dos carboidratos (quebrando amido em maltose e glicose). Na saliva também contém a lípase ligual, uma enzima que digere lipídeos, mas encontra-se inativa porque o pH da saliva (neutro) não permite seu funcionamento. O esôfago é um tubo que serve como canal de ligação, transportando o bolo alimentar através dos movimentos peristálticos (MP) até chegar ao estômago. Quando o bolo alimentar chega ao estômago é iniciado o movimento de mistura, estimulado pelo SNA parassimpático sobre o plexo mioentérico, misturando suco gástrico

Relacionados