jkjkjkjk
1085 palavras
5 páginas
Empresa Júnior – Desmistificando Conceito: A Empresa Júnior é uma empresa gerenciada por estudantes do Ensino Superior, que realizam projetos e prestam serviços de consultoria dentro de sua área de graduação, voltados principalmente às micro e pequenas empresas. Sua verdadeira finalidade é enriquecer o aprendizado do estudante, complementando seus aprendizados acadêmicos com uma experiência profissional em sua área de atuação. Por isso, as Empresas Juniores são instituições sem fins econômicos que prestam serviços a um preço muito abaixo do mercado.
A Empresa Júnior é gerida como uma empresa real, com diretoria executiva, conselho de administração, estatuto e regimentos próprios, com uma gestão autônoma em relação à direção da faculdade, centro acadêmico ou qualquer outra entidade acadêmica.
Como projeto de extensão, além do aprendizado proporcionado aos acadêmicos, as Empresas Juniores cumprem papel importante na sociedade, prestando auxílio às pequenas empresas. Histórico:
O Movimento Empresa Júnior (MEJ) nasceu em 1967, com a fundação da Junior ESSEC Conseil, a primeira empresa júnior do planeta. Essa iniciativa inovadora partiu dos alunos da ESSEC (École Supérieure des Sciences Économiques et Commerciales), em Paris. Esses alunos objetivaram unir os conhecimentos teóricos da sala de aula com experiências profissionais práticas durante a graduação. Rapidamente a idéia se difundiu no meio acadêmico francês, resultando na criação da Confederação Nacional das Empresas Juniores em 1969.
Na década de 80, o modelo francês, consolidou-se e começou a se difundir internacionalmente, sendo levado para Suíça, Bélgica, Espanha, EUA e Brasil. Em 1986, havia 99 empresas juniores, 15.000 estudantes envolvidos, 3.000 estudos realizados e um faturamento anual da ordem de 40 milhões de francos. No Brasil:
As ideias e os conceitos fundamentais do movimento foram trazidos para o Brasil, em 1988, pela Câmara de Comércio e Indústria Franco-Brasileira. As