JK e governos militares
Este processo baseia-se na ideia de alcançar o desenvolvimento, superar as restrições externas e ampliar o leque de exportação de produtos primários.
Com a diversificação da produção industrial diminuem as importações para atendimento ao mercado doméstico.
Mecanismos de proteção utilizados no PSI.
1) desvalorização cambial.
2) controle de câmbio
3) taxas múltiplas de câmbio.
4) elevação de tarifas aduaneiras.
Industrialização através do chamado Processo de Substituição de Importações.
Características:
Estrangulamento externo: Queda do valor das exportações com manutenção da demanda interna, a demanda por importações gera escassez de divisas.
Desvaloriza-se a taxa de cambio, aumentando a competitividade e rentabilidade da produção doméstica, dado o encarecimento dos produtos importados.
Gera-se uma onda de investimentos nos setores de substituição de importação, produzindo-se internamente parte do que antes era importado, aumentando a renda e consequentemente a demanda;
Observa-se novo estrangulamento externo, dado que parte dos investimentos e do aumento de renda se traduziram em importações, retomando-se o processo.
Motor dinâmico do PSI era o estrangulamento externo;
Este funcionava como estímulo e limite ao investimento industrial: quando o investimento e a produção avançava em um determinado setor, geravam-se pontos de estrangulamento em outros. A demanda pelos bens desses outros setores era atendida através de importações.
Com o tempo, estes bens são passavam a ser objeto de novas ondas de investimento.
A pauta de importação ditava a sequencia dos setores objeto de investimento industriais que, grosso modo, foi a seguinte:
Bens de consumo (leves): um alimento, par de sapatos;
Bens de consumo duráveis: prestam serviços durante um tempo relativamente longo;
Bens intermediários: Bens manufaturados ou matérias primas processadas que são empregados para a produção de outros bens ou