jjjj
1 Introdução
Os cilindros pneumáticos, componentes para máquinas de produção, para desenvolverem suas ações produtivas, devem ser alimentados ou descarregados convenientemente, no instante em que desejarmos, ou de conformidade com o sistema programado. Portanto, de acordo com o seu tipo, as válvulas servem para orientar os fluxos de ar, impor bloqueios, controlar suas intensidades de vazão ou pressão.
Nos circuitos pneumáticos existem elementos de sinais, de comando e de trabalho. Os elementos emissores de sinais e de comando influenciam no processo dos trabalhos, razão pela qual são denominadas válvulas.
As válvulas são elementos de comando para partida, parada e direção de regulagem. Elas comandam também a pressão ou a vazão do fluido armazenado em um reservatório ou movimentado por uma hidro-bomba. A denominação válvula é válida considerando-se a linguagem internacionalmente usada para tipos de construção como: registros, válvulas de esfera, válvulas de assento, válvulas corrediças, etc.
Esta é a definição da norma DIN/ISO 1219, conforme recomendação da CETOP (
Comissão Européia de Transmissões Óleos-Hidráulicos e Pneumáticas).
Segundo suas funções as válvulas se subdividem em 5 grupos:
Válvulas direcionais
Válvulas de bloqueio
Válvulas de pressão
Válvulas de fluxo (vazão)
Válvulas de fechamento
2 Válvulas de controle direcional
São elementos que influenciam no trajeto do fluxo de ar, principalmente nas partidas, nas paradas e na direção de fluxo. Têm por função orientar a direção que o fluxo de ar deve seguir, a fim de realizar um trabalho proposto.
2.1 Características:
Número de posições
Numero de vias
Tipo de acionamento (comando)
Tipo de retorno
Vazão
2.2 Simbologia das Válvulas
Para representar as válvulas direcionais nos esquemas, são utilizados símbolos; estes símbolos não dão idéia de construção interna da válvula; somente a função desempenhada por elas.
As posições das