Jirau
A análise das citações feitas através do twitter sobre a empresa Jirau é basicamente negativa e trás um perigo iminente a reputação e ao nome da empresa. Os comentário que atingiram o maior numero de pessoas são negativos e contestam especificamente uma das obras na qual a Jirau está participando, que é a usina hidroelétrica no amazonas.
O tweet de maior alcance diz que a construção da hidroelétrica está trazendo problemas além de energia produzida. Em outra citação, um usuário alerta para o fato dessa construção estar desabrigando cidadãos de suas casas, além de desabitar os ribeirinhas que moram nas margens do rio. Outro tweet contesta a necessidade da construção dessa usina e se essa seria a melhor solução para a produção de energia. As outras citações que não tiveram um grande alcance são, em sua maioria, de caráter noticioso e não apresentam riscos a empresa como por exemplo o comentário do usuário @jornaldaenergia que relatou a transferência do controle da Jirau para a Tractebel em 2014.Porém, o usuário @guardian, que teve o maior alcance entre os usuários, alertou os problemas que essa construção pode trazer.
Apesar de a empresa Jirau não ser a única responsável pela construção dessa usina, há uma ligação direta que é percebida nos comentários feitos pelos usuários na rede social. Podemos perceber que a presença de opinião em relação a empresa é quase sempre negativa e está ligada particularmente a construção da usina hidroelétrica na Amazônia.
A solução para amenizar essas criticas através das redes sociais seria, através dos mesmo meios, a publicação de outros feitos da empresa que não tenham caráter critico e que tenham uma repercussão neutra, e não negativa. Outra solução que me parece a mais coerente, é o diálogo através da própria rede onde essas criticas são