Jihad Islâmica
O que é Jihad:
Jihad é um termo árabe que significa “luta”, “esforço” ou empenho. É muitas vezes considerado um dos pilares da fé islâmica, que são deveres religiosos destinados a desenvolver o espírito da submissão a Deus.
O termo jihad é utilizado para descrever o dever dos muçulmanos de realizar “guerras santas” para disseminar a fé e defender as terras islâmicas. É também utilizado para indicar a luta pelo desenvolvimento espiritual.
Jihad-islâmica
Jihad-islâmica é uma organização palestina nacionalista, de orientação fundamentalista, que surgiu na década de 70, na Faixa de Gaza, criada por estudantes egípcios que achavam a Irmandade Muçulmana moderada demais e não comprometida com a causa palestina. Seu objetivo é destruir Israel e criar um Estado islâmico na região, sob o controle dos palestinos.
Guerra Santa
A “guerra santa” é um recurso extremista usado pelas religiões monoteístas, ao longo da história, para proteger seus dogmas ou seus lugares sagrados. Esse recurso é usado também como estratégia geopolítica de expansionismo das civilizações. As principais guerras santas, já travadas ao longo da história, tiveram origem no Cristianismo e no Islamismo.
Civilização Arabe
A civilização arabe é formada a partir das ideias religiosas de Maomé,no século VII.
Até o século VII os arabes eram diversas tribos nomandes que vagavam pelo deserto da Arabia.
Contudo ,com a chegada da religião islamica pelas mãos de Maomé começa uma unificação dos povos arabes.
Maomé escreveu um livros sagrado dos islamicos o Alcorão,e entre os conceitos está a Jihad.
Conclusão
A Jihad Islâmica tem como objetivo a criação de um Estado palestino islâmico e a destruição de Israel por meio de uma guerra santa. O grupo também se opõe aos governos árabes alinhados com o Ocidente.