JhoOL

430 palavras 2 páginas
Trabalho de Filosofia

Nome: Jonathan Dillan M Souza N:30

A liberdade é a capacidade para darmos um sentido novo ao que parecia fatalidade, transformando a situação de fato numa realidade nova, criada por nossa ação. Essa força transformadora, que torna real o que era somente possível e que se achava apenas latente como possibilidade, é o que faz surgir uma obra de arte, uma obra de pensamento, uma ação heroica, um movimento antirracista, uma luta contra a discriminação sexual ou de classe social, uma resistência à tirania e a vitória contra ela.
No filme, MATRIX é uma máquina inteligente que escraviza a humanidade e a mantém controlada em uma realidade virtual a fim de obter a energia necessária para seu funcionamento, como um parasita. Em nossa realidade, a escravidão e a manipulação do povo não é uma novidade, nem fruto específico dos modernos meios tecnológicos em si. Afinal, foi o imperador romano Otávio Augusto que criou, ou talvez tenha apenas melhorado e batizado, a famosa política panem et circenses (pão e circo) para pacificar Roma mantendo o povo satisfeito e longe da política.
O Coliseu romano abrigava cerca de 50.000 pessoas e os "jogos", combates de gladiadores e outras carnificinas, não eram apenas diários duravam de sol a sol, ou seja a qualquer hora que fosse ao Coliseu veria um espetáculo e com entrada grátis. Obviamente os recursos necessários para isso não eram poucos, porém muito bem investidos, pois enquanto o povo estivesse ocupado vendo os combates não se preocuparia com outras coisas, como uma revolução. E assim funcionam as coisas até os dias atuais. Mas até onde somos manipulados? Quais seriam os objetivos artificiais impostos pela mídia e quais seriam nossos verdadeiros objetivos?
Cabe agora um conselho de outro imperador romano... Marco Aurélio: "Ocupa-te

Relacionados