jhjkb

386 palavras 2 páginas
QUESTÕES REFERENTE AO TÓPICO 1

1) Analisando a história da universidade no Brasil, aponte em que época iniciou-se o processo de transformação do ensino superior para a condição de universidade. Comente em que condições este fenômeno educacional aconteceu.
R: Logo após na Era Vargas em 1930, teve o início desse processo de transformação com o agrupamento de algumas faculdades, mas logo em breve outras propostas surgiram com o intuito de superar esse modelo de agrupamentos e na defesa de um centro livre de discussões de idéias, porém a ditadura frustra as expectativas impedindo que isso ocorresse e adia para a década de 50 onde são criadas as universidades federais e a ampliação do ensino superior gratuito.

2) Os institutos e faculdades isoladas podem prescindir da pesquisa e da extensão, valendo-se apenas do ensino para exercer sua função educativa. Assim, responda: quais condições ou qualidades são imprescindíveis para que se defina uma instituição de ensino como universidade? Que vantagens (estas condições) asseguram ou proporcionam a quem estuda em uma universidade? R: A universidade deve proporcionar conhecimento, e não deve estar limitado apenas às necessidades profissionais, mas ser completo, o que significa dizer que deve estar sempre se aprimorado e reconstruído constantemente acompanhando todas as mudanças que ocorrem fora da universidade, fazendo com que quem estude em uma universidade seja um formador de opinião, com responsabilidade e respeito pelo homem e pela natureza.
3) Comente objetivamente sobre os dois modelos de ensino superior que se configuram no Brasil.
R: Nas IES neonapoleônicas, destinadas à formação técnica profissional dos estudantes, nas quais predominam critérios como não exigência de pesquisa e extensão, corpo docente majoritariamente sem qualificação para a produção de conhecimento, com dedicação exclusiva às atividades de ensino, alocados em unidades isoladas, entre outros.
E as IES neohumboldtianas, voltadas à

Relacionados