...Jfcds
É o gráfico que representa a estrutura formal da empresa, ou seja, a disposição e a hierarquia dos órgãos. Existem varias maneiras de se representar a estrutura da empresa. A escolha do tipo ideal, como é dito para outros tipos de gráficos, fica a critério do analista, considerando este a natureza da organização ou desconcentração: a) Organograma Clássico Ou Vertical – este tipo é simplificado e procura deixar bem claros os níveis de hierarquia. É bastante utilizado em instituições tradicionais, onde a visão é fator preponderante.
VANTAGENS: – Visualiza de imediato os órgãos de linha e de assessoramento – Indica a relação entre órgãos – Possibilita o conhecimento formal da comunicação
DESVANTAGENS: – É estático – É altamente formal – Não indica todas as relações e situações.
FUNCIONOGRAMA
É um gráfico que amplia as partes setoriais de um organograma, respeitando suas características estruturais, tornando claras as atividades que o justificam, possibilitando conhecer a interdependência das partes componentes do organismo. Conhecido, também como organograma funcional, o funcionograma procura dar uma ideia geral da missão de cada órgão da empresa. Os funcionogramas devem ser incluídos no Manual de Organização. É por intermédio do funcionograma que se criam condições de iniciar o processo de análise.
VANTAGENS: – Aplicação simples – Facilidade de transmissão e recebimento de ordens e de informação – Definição clara de deveres e de responsabilidade – Fácil controle disciplinar
DESVANTAGENS: – Organização rígida – Não favorece o espírito de equipe – Centralização demasiada
CRONOGRAMA
É a disposição gráfica do tempo que será gasto na realização de um trabalho ou projeto, de acordo com as atividades a serem cumpridas. Serve para auxiliar no gerenciamento e controle deste trabalho, permitindo de forma rápida a visualização de seu andamento.
VANTAGENS: