Jesus
centertop
Introdução:
Jesus viveu em uma terra de parte árida e seca, e em parte rica e fértil como era naquela época acerca de 2 mil anos. Muitas coisas mudaram desde o dia em que jesus nasceu mas naquela terra ainda podemos sentir sua presença. Com exceção de seus últimos dias Jesus passou a sua vida nas cidades e vilarejos do interior em meio aos camponeses.
Jesus teve uma vida breve e plena que ainda hoje tomamos como referência pela qual medimos o tempo, sua vida foi tomada de inspiração para diversos artistas, porém ninguém, na sua época, esculpiu ou desenhou sua imagem pois o culto a ídolos era proibido pela lei judaica.
Tudo o que sabemos sobre sua vida devesse a quatro homens que escreveram sobre ele muito depois da sua morte, foram estes: Mateus, Marcos, Lucas e João. Muitos arqueólogos realizam escavações próximas a Jerusalém para entender como viviam as pessoas quando Jesus estava vivo.
José foi da cidade de Nazaré a Belém para cumprir com o recenseamento junto com sua esposa Maria que estava grávida. A viagem durou cinco dias e a noite José e Maria dormiam sobre o teto de hospitaleiros desconhecidos pois o povo judeu é instruído a acolher os viajantes.
Maria, uma virgem desposada por José recebeu a visita do anjo Gabriel que lhe deu a notícia de que estava grávida do filho de Deus. José sabendo dessa notícia decidiu repudiar Maria secretamente. Naquela época para um noivado terminar em divórcio o homem deve entregar um certificado de divórcio e tudo o que precisava dizer era: “eu me divórcio de você”. Ele pagaria a ela a quantia do ketubah ate ela conseguir arrumar um novo marido mas se José tivesse acusado Maria de adultério não teria de lhe pagar nada e ela seria para sempre desonrada e se fosse confirmado o adultério ela seria apedrejada. José preocupado com a situação recebeu em seu sonho um anjo que lhe disse: “o que foi concebido em Maria foi obra do espírito santo e que ela daria a luz a