Jesus
Autor: Paulo Data : 50 ou 51 d.C. Local de origem: Corinto Tema principal: segunda vinda de Cristo. Textos-chave (no final de cada capítulo): 1.10; 2.19-20; 3.13; 4.13-18; 5.23. Classificação: escatologia.
Fundação
A igreja dos tessalonicenses foi fundada por Paulo em sua 2ª viagem missionária. Tendo se levantado grande perseguição contra Paulo, este fugiu para Corinto. Depois Timóteo voltou a Tessalônica para saber a situação da igreja afim de informar ao apóstolo. Alguns irmãos haviam morrido e isso preocupava a igreja. Será que os irmãos mortos ficariam para trás quando Jesus voltasse? Para esclarecer o assunto, Paulo escreveu a primeira epístola aos tessalonicenses.
Esboço
1 - Saudações, elogios e exortações - 1.1-10.
2 - O ministério de Paulo em Tessalônica – 2.1-20
3 - Alegria de Paulo com as notícias de Timóteo. 3.1-13
4 - Admoestações sobre questões morais - 4.1-12.
5 - A volta de Cristo, a ressurreição, o arrebatamento, e a necessidade de vigilância. 4.13 a 5.24.
6 - Saudações finais - 5.25 -28.
Esboço comentado
1 - Saudações, elogios e exortações - 1.1-10.
Em sua introdução, Paulo elogia a igreja. Os motivos de elogio são: a fé, o serviço, a influência exemplar, o abandono da idolatria, a esperança, a paciência e receptividade à palavra. Observe o destaque dado a questões espirituais.
O serviço, ou trabalho, está em destaque. Vejamos os verbos empregados nos versículos 9 e 10 do capítulo 1: "Convertestes ... para servirdes ... e esperardes ..." 1.9-10. A preposição "para" nos dá idéia de objetivo. Nós nos convertemos para servir e não para sermos servidos. Estamos neste mundo para fazer a vontade Deus e não para que ele faça a nossa. A igreja espera a segunda vinda de Cristo (v.10), mas, não espera ociosa. Esperamos trabalhando.
A questão do exemplo também está em destaque. Paulo seguia o exemplo de Cristo. Os tessalonicenses seguiam o exemplo