Jesus penetrou no santíssimo celestial
Depois que a Lei foi dada a Israel no Sinai, o Senhor deu estas instruções a Moisés em Êxodo 25:2,8,9:
Fala aos filhos de Israel, que me tragam ofertas; de todo o homem, cujo coração o mover para isso, dele recebereis a Minha oferta. E Me farão um santuário para que Eu possa habitar no meio deles. Segundo a tudo que Eu te mostrar para modelo do Tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis.
E assim foi feito. As instruções foram acabadas prontamente. O tabernáculo era portátil e tinha cerca de 6X18 metros, com um pátio de aproximadamente 30X60 metros. Tinha dois compartimentos.O primeiro denominava-se Santo, e o segundo, Santíssimo.Uma cortina separava um do outro. No lugar Santo havia uma mesa com os pães da proposição, um castiçal de sete lâmpadas e um altar de incenso. No Santíssimo havia uma arca, que media aproximadamente 1 metro de comprimento por 60 centímetros de largura. A caixa tinha uma cobertura denominada propiciatório. Dentro da arca estava, as tábuas com os dez mandamentos. Por certo tempo permaneceram também dentro dela um vaso de ouro contendo o maná e a vara de Arão. Sobre o propiciatório, notava-se a presença de dois querubins de ouro, um de cada lado. No pátio havia uma bacia de cobre batido cheia de água, onde os sacerdotes lavavam as mãos e os pés, antes de entrarem no Tabernáculo. Encontrava-se aí o altar dos holocaustos.
No reinado de Salomão, o Tabernáculo foi substituído por uma construção de pedras, e recebeu o nome de Templo de Salomão. Media cerca de 9X27 metros. Por dentro era forrado de cedro revestido de ouro. Na frente, do lado do nascente, o pátio media 9X5 metros. Contornando as outras paredes, foram