Jesus cristo é o rei!
1
JESUS CRISTO É O REI!
Uma breve exposição acerca do ofício real de Jesus Cristo
Introdução
O propósito do presente artigo é falar a respeito do ofício real do Senhor
Jesus Cristo, contudo antes de abordar especificamente o tema, é necessário apontar para os outros dois ofícios de Jesus, que são o profético e o sacerdotal, que juntamente com o ofício real compõe o conjunto de ofícios do Senhor Jesus.
Os três ofícios de Cristo são repercutidos no Velho Testamento, onde as três funções, Profeta (Natã 2Sm 7.2), Sacerdote (Abiatar 1Sm 30.7) e Rei (Davi 2Sm
5.3) são tidas no contexto de vida israelita como os cargos mais importantes. Eles prefiguram a obra de Cristo, que como o profeta transmite-nos a palavra de Deus (Hb
1.1-2), como Sacerdote ofereceu um sacrifício perfeito a Deus o qual é Ele mesmo (Tt
2.14), e como Rei ele governa seu povo e o próprio universo (Mt 28.18). (W. Grudem,
1999, 523p.)
Os ofícios acima referidos não são três ofícios distintos que se juntam de modo acidental no ofício de mediador de Cristo, mas são essencialmente partes do único ofício de mediador, são funções que são inerentes ao ofício medianeiro de Cristo Jesus.
(A. A. Hodge, 2008, 187p.)
Aqui se faz necessário definir o termo ofício, comumente considera-se com respeito ao assunto que ofício e função são sinônimos e assim é comum tratar do tema com o uso de um ou outro termo (Van Horn, 2009, 51p.). Dessa maneira há alguns detalhes inerentes às funções de Jesus Cristo e que se esclarecidos contribuem para a compreensão do assunto proposto.
“O termo “função” é sinônimo de ofício que vem do latim officium e significa qualquer dever especial ou incumbência ou responsabilidade que uma pessoa deverá exercer para outra. É interessante notar que o termo nunca é usado para indicar o que uma pessoa faz para si, mas sempre dá a entender o que uma pessoa faz para outra.
O termo ofício não é usado na Bíblia, mas aparece como termo teológico usado