jessy
Ficha de leitura- Festas populares e turismo cultural
Turismo Cultural
Entende por Turismo cultural, o deslocamento que se da com o objectivo de encontros artísticos, comidas típicas, festas rústicas, ou seja, quando desloca-se com o objectivo de apreciar a cultura do outro.
Existem 5 tipos de Turismo Cultural:
- turismo cultural proposital: onde o turista aprende sobre outras culturas ou património, sendo esse o motivo da deslocação.
-visita de pontos de interesse numa cidade: busca de informação sobre outras culturais e património
-turismo cultural: casual, onde o turista busca na cultura e património um espaço limitado dentro da sua escolha do destino. Tornando por fim, uma visita superficial.
-turismo incidental: a decisão do destino cultural e suas atracções não possuem peso, ficando apenas, com uma experiencia superficial
-turismo cultural serendipista: a escolha do local pela cultura ou património possui pouca ou quase nenhuma importância da decisão de visita ao destino, acabando por fazer descobertas agradáveis e uma experiencia profunda do lugar.
Para a valorização de manifestações culturais depende para alem dos interesses da comunidade assim como, dos meios oficiais de apoio e de sectores com uma ampla visão cultural, onde são formuladas politicas públicas e definidas estratégias para salvaguardar, promover e valorizar o turismo cultural.
Manifestações populares ou Festas tradicionais
“Os festivais tradicionais são acontecimentos colectivos enraizados na sua vida produtiva, celebrações fixadas de acordo com o ritmo do ciclo agrícola ou carácter religioso, onde a unidade doméstica de vida e de trabalho se reproduz através da participação colectiva da família.” Passos revistos de turismo e património cultural
As manifestações populares, sejam de carácter religioso ou não, tem um carácter ideológico, uma vez que são feitas para conservar o que ficou na memória colectiva.
Elas podem sim fazer parte de