Jessica Aps
O Brincar é um ato muito importante para a criança, pois quando ela brinca explora sua imaginação, o faz de conta faz parte da nossa sociedade e esse tipo de brincadeira ajuda em alguns aspectos do desenvolvimento infantil, tais como a criatividade, o afeto, a interação entre as crianças e os adultos. Para Vygostky(1984),os elementos fundamentais da brincadeira são: a situação,imaginária,a imitação e as regras, assim a brincadeira de faz de conta tem desenvolvimento próprio, a criança transita do domínio das situações imaginarias para o domínio das regras, a essência da brincadeira de faz de conta é a criação de uma nova relação entre o significado e a percepção, ou seja, entre o pensamento e o real. Neste contexto Vygostky enfatiza o objetivo como pivô da brincadeira e que ao brincar de faz de conta a criança representa papeis e relações do mundo adulto.
Para o uso pedagógico, a criança evidencia muitos atos no seu brincar, imaginar, pois quando ela brinca, a atividade se encaixa a ela, e ela que dita as regras, fazem a troca de papéis, assim as regras podem ser modificadas dependendo do seu contexto e ambiente em que se aplica a brincadeira.
A Brincadeira fornece, pois, ampla estrutura básica para mudanças de necessidade e da consciência, criando um novo tipo de atitude em relação ao real, nela aparecem a ação na esfera imaginativa numa situação de faz de conta, a criação das intenções voluntárias e a formação dos planos da vida real e das motivações volitivas, constituindo-se, assim, no mais alto nível de desenvolvimento pré-escolar (Vygostky,1984, p.117)
Ao brincar a criança acaba tendo a formação do eu, ela representa o que ela visa na sociedade, um exemplo é quando ela brinca de casinha representando o papel da mãe. Nas diversas atividades de faz de conta que podem ser criados no ambiente escolar, é possível proporcionar prazer e divertimento, constituindo-se um espaço fundamental para o desenvolvimento de diferentes condutas, isso favorece a