Jervejeria

1038 palavras 5 páginas
QI ESCOLAS E FACULDADES
UNIDADE JÚLIO DE CASTILHOS
CURSO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

EMANUEL RODRIGUES GOULART

PLANO DE NEGÓCIOS DE PSICOLOGIA: MICRO CERVEJARIA DÜNN BIER

PORTO ALEGRE
2012.

EMANUEL RODRIGUES GOULART

PLANO DE NEGÓCIOS DE PSICOLOGIA:
MICRO CERVEJARIA DÜNN BIER

Trabalho apresentado como requisito para complementação da N2 na disciplina Psicologia Organizacional ministrada pela prof.º Karine Verch no semestre 2012.1 do curso de Processos Gerenciais.

Orientador (a): Professora Karine Verch.

PORTO ALEGRE,
2012.

1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho vem para projetar a viabilidade do projeto da empresa Dünn Bier, micro cervejaria artesanal, mostrando os pontos positivos e negativos do projeto através dos norteadores estratégicos, traçando assim os rumos a serem tomados para o sucesso da empresa no seu ramo e mercado de atuação.

2. DELIMITAÇÃO DO NEGOCIO

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de cerveja, com 10,3 bilhões de litros por ano e o consumo per capita de 57 litros – o que dá meio copo por dia por pessoa. Em um mercado dominado pelas grandes marcas, as grandes cervejarias também têm encontrado seu lugar para crescer. As mais de 200 plantas de pequenos fabricantes já apresentam 4,5% do setor. E, dentro delas, um nicho chama atenção: o de cervejarias artesanais. Elas representam apenas 1% de todo mercado cervejeiro nacional segundo a Associação Gaúcha de Micro cervejarias (AGM).
Uma das características da cerveja artesanal é que ela contém mais cevada do que as cervejas industriais. O malte, ou cevada, é um insumo caro, por isso as indústrias economizam o quanto podem. De fato, isso pesa no bolso: o preço da cerveja artesanal é pelo menos o dobro da convencional. Mas o valor não encarece apenas por causa da maior utilização de cevada: a logística e a estrutura menor também contribuem para a elevação dos preços. No item logístico a empresa tenta diminuir esse custo tendo sua sede localizada na

Relacionados