jeitinho brasileiro
Orientações Gerais: Trabalho a ser realizado em grupo com até quatro (4) integrantes. As questões deverão ser respondidas e entregues prontas no início da aula do dia 06/11. Em caso de citarem o texto, inserir aspas na citação.
1. Quais as diferenças entre jeitinho, favor e corrupção?
O jeitinho foi definido como uma forma "especial" de se resolver algum problema ou situação difícil ou proibida; ou uma solução criativa para alguma emergência, seja sob a forma de burla a alguma regra ou norma preestabelecida, seja sob a forma de conciliação, esperteza ou habilidade. Para se fazer uso do jeito necessita-se de um acontecimento imprevisto e adverso aos objetivos do indivíduo, e assim, é preciso uma solução rápida e eficiente para resolver o problema, ou seja, "especial". Definir o jeitinho de uma forma objetiva e com poucas palavras é difícil devido às várias formas de interpretar o assunto pelos entrevistados.
O jeito se distingue de favor e corrupção por alguns fatores, mas estabelecer onde começa um e termina o outro com exatidão é difícil. Se o favor for considerado como algo positivo e a corrupção como algo negativo, o jeitinho estaria entre os dois, sendo visto tanto de uma perspectiva positiva como negativa.
O que caracteriza a passagem de uma categoria para outra é muito mais o contexto em que a situação ocorre e o tipo de relação existente entre as pessoas envolvidas, do que propriamente a situação em si.
O favor implica em reciprocidade. Quem recebe um favor fica devedor de quem o fez e se sente obrigado a retribuí-lo na primeira oportunidade. No jeitinho a reciprocidade criada é de um outro tipo. A noção é de que sempre que surge uma oportunidade as pessoas dão um jeitinho, pois segundo dizem, hoje é ele, mas amanhã pode ser eu.
O jeitinho se pede a qualquer um, já o favor não, é necessário que haja confiança entre as pessoas. O favor não envolve a transgressão de alguma norma ou