Jeffrey Martin Silva Rueda
1. Como os planos Cruzado, Bresser, Verão, Collor I e II diagnosticaram a inflação? E qual o principal era o principal elemento utilizado por esses planos para reduzir a inflação?
Solução: o diagnóstico: inflação inercial. O principal elemento utilizado: congelamento de preços.
2. Os planos anteriormente mencionados se deram em um contexto em que o Brasil se encontrava
a) Excluído do fluxo de capitais internacionais.
b) Incluído no fluxo de capitais internacionais.
c) Com um mercado de capitais, ainda pouco utilizado.
d) N.d.a.
3. Por que foi criada a Unidade Referencial de Preços (URP)?
Solução: corrigir os salários dos três meses seguintes, a partir de uma taxa prefixada com base na média geométrica da inflação dos três meses anteriores.
4. Qual o ministro que adotou a chamada, política “feijão com arroz”?
Solução: Mailson da Nobrega.
5. Utilizando-se de seus conhecimentos sobre o Plano Cruzado responda a questão a seguir. Por que em relação ao setor externo, não se recorreu a uma desvalorização da moeda?
Solução: Porque o país possuía um nível razoável de reservas como por projetar-se uma desvalorização o dólar em relação às demais moedas.
6. Por que o congelamento de preços, que era a parte principal do plano se transformasse no principal elemento do Plano Cruzado?
Solução: o sucesso inicial do plano, com queda abrupta na taxa de inflação e o grande apoio popular. Toda a população transformara-se em fiscais do presidente.
7. Utilizando-se de seus conhecimentos sobre o Plano Cruzado responda a questão a seguir. Quais foram as medidas importantes do ponto de vista institucional que facilitavam o acompanhamento e o controle das contas públicas?
Solução: início do processo de unificação orçamentária; a criação da Secretaria do Tesouro Nacional e fim da Conta-Movimento, fazendo-se com que o Banco do Brasil deixasse de ser Autoridade Monetária.
8. Como o “Cruzadinho” tentou desaquecer o consumo?
Solução: