jeca
-O substrato inicial é a acetil-CoA e o produto final é o ácido palmítico.
-Acontece no citosol, para onde é transportado a acetil-CoA que estava na mitocôndria originada principalmente da transformação de piruvato (resultado da glicólise ou em produção da glicose pela gliconeogênese), por uma reação catalizada pelo complexo piruvato desidrogenase, formando a acetil-CoA.
-Essa passagem do acetil-CoA para fora da mitocôndria é feita pela forma de citrato.
Esse processo ocorre somente quando há excesso de carga energética, de ATP e a quantidade de acetil-CoA é alta, podendo então ser armazenada.
-As proteínas e carboidratos então são degradados a acetil-CoA e oxalacetato que se condensam e formam citrato, pela ação da primeira enzima do ciclo de Krebs, a citrato sintase.
Quando passado para fora da membrana da mitocôndria o citrato é cindido de volta em oxalacetato e acetil-CoA, ocorre gasto de ATP pela enzima citrato liase.
* Oxalacetato:
-O acetil-CoA vai ser usado para a produção de ácidos graxos e o oxalacetato vai passar por um processo para voltar para dentro da mitocôndria:
-O oxalacetato é reduzido a malato em uma reação oposta a última reação do ciclo de Krebs (onde o malato é oxidado virando oxalacetato), mas que é catalisada pela malato desidrogenase citosólica (não a mitocondrial como no ciclo de Krebs), que é uma isoenzima da malato desidrogenase mitocondrial.
-O malato é substrato da enzima malática, reação que produz piruvato e NADPH (que é a coenzima oxidante da via das pentoses fosfato)
-O piruvato volta a mitocôndria através da piruvato translocase onde é convertido a oxalacetato pela enzima piruvato carboxilase.
Resumo do ciclo:
O piruvato que é formado no citosol pela glicólise ou pela