Jeca Tatu
Monteiro Lobato critica social expressa no personagem Jeca Tatu
Ji-paraná, Ro
2014
Monteiro Lobato critica social expressa no personagem Jeca Tatu
O trabalho apresentado tem como objetivo a obtenção de nota parcial do bimestre.
Prof.ª.: Edinaura
Ji-paraná, Ro
2014
Aluna Gabriella Roberto da Silva 3ºa
Jeca Tatu
O presente trabalho tem por objetivo mostrar algumas questões sociais que envolvem o livro Jeca Tatu, de Monteiro Lobato publicado em 1924. Livro envolve a questão de como a educação pode trazer melhorias a uma pessoa, e o descaso com o interior do Brasil, pessoas que vivem na zona rural sem quaisquer condições de vida.
O livro vem denunciando a precariedade das regiões rurais do Brasil. O qual a questão da saúde, pois sem nenhum tipo de cuidado com o saneamento, sem hospitais ou postos de saúde decentes. A falta de instrução educacional pública de boa qualidade para orientar e qualificar as pessoas. Essas questões ainda ocorrem no Brasil, mas felizmente algumas o governo tenta de alguma forma melhorar. A saúde, por exemplo, existia uma falta de médicos nos hospitais o que fez com que surgisse o programa mais médico que pode suprir um pouco esta necessidade. A educação por sua vez já começa sem incentivo aos professores com baixos salários, sem locais apropriados sem boas estruturas que não incentivam os alunos a se dedicarem mais aos estudos.
Podemos concluir que o contexto histórico em que a obra analisada foi escrita nos ajudou a entender os problemas sociais enfrentados nesta época, em que, como constatado no decorrer do trabalho, a população rural enfrentava muitas doenças, o que afetou o trabalho, a vida social e a educação desta.