Jean piaget
Epistemologia Genética e consistem numa síntese das teorias então existentes, o apriorismo e o empirismo Pois Jean Piaget não acredita que o conhecimento seja A Epistemologia Genética é a teoria desenvolvida por Jean Piaget é essencialmente baseada na inteligência e na construção do conhecimento , onde suas obras foram batizadas por epistemologia genética, pois se resume em responder a seguinte pergunta como os homens constroem o conhecimento inerente ao próprio sujeito, nem que o conhecimento provenha totalmente das observações do meio que o cerca. Esta teoria epistemológica (epistemo = conhecimento; e logia = estudo) tendo 2 etapas no seu aspecto :
O processo de conhecer; Os estádios/ etapas pelos quais nós passamos à medida que adquirimos essa habilidade.
Inteligências Jean Piaget
Para Piaget a inteligência deve se definir enquanto função e quanto a estrutura, enquanto função para ele e uma Adaptação,onde a criança descobre o lugar que estar,é um processo da inteligência onde a criança se a adapta ao meio.
E no ponto de vista estrutural ele dizia sobre a organização, onde consiste em uma organização de processos que permitem um nível de inteligência complexa ou inferior dependendo do meio.
Conceitos:
Assimilação;
Piaget afirma que o termo assimilação foi tomado no sentido amplo de uma integração às estruturas e diz que "A assimilação não se reduz (...) a uma simples identificação, mas é construção de estruturas ao mesmo tempo em que a incorporação de coisas a essas estruturas" (PIAGET,1996, p. 364). Em outras palavras, assimilação significa interpretação, ou seja, ver o mundo não é simplesmente olhar o mundo, mas é interpretá-lo, assimilá-lo, tornar seu alguns elementos do mundo, portanto isso implica necessariamente em assimilar algumas informações e deixar outras de lado a cada relação existente entre o sujeito e o objeto.
Acomodação;
A acomodação e a assimilação são dois