Jean Piaget
Para Jean Piaget, é irrefutável que o afeto desempenha um papel essencial no funcionamento da inteligência. Sem afeto não haveria interesse, nem necessidade, nem motivação; e conseqüentemente, perguntas ou problemas nunca seriam colocados e não haveria inteligência.A afetividade é atribuída como uma condição inevitável na construção da inteligência mas,também não é suficiente.Ainda, define a afetividade como todos os movimentos mentais conscientes e inconscientes não-racionais(razão), sendo o afeto um elemento indiferenciado do domínio da afetividade .
2-. "Segundo Piaget, a criança pré-escolar encontra-se em uma fase de transição fundamental entre a ação e a operação, ou seja, entre aquilo que separa a criança do adulto. Além disso, é uma fase de preparação para o período seguinte O professor precisa mais do que isso: saber o que fazer com as informações, como derivar elas em uma prática pedagógica. na teoria de Piaget tem um valor de compreensão do processo de desenvolvimento da criança, ou seja, pode instrumentalizar o professor a fundamentar sua prática e compreender a importância dela no cotidiano da sala de aula."
3- Alerta que a profundidade da teoria de Piaget se deve ao fato de o construtivismo não ser uma teoria educacional, mas uma teoria epistemológica. Ou seja, uma teoria sobre o conhecimento em si. Por essa razão, para o autor não existe uma “método construtivista ou piagetiano” para ser aplicado em sala de aula, mas uma interpretação da realidade que nos fornece condições de levantar hipóteses explicativas na compreensão das vivências escolares para cada aluno e encontrar meios criativos de exercer nosso papel enquanto educadores. Para ele, se encararmos o construtivismo como um método .