jean piaget
Jean Piaget, foi o nome mais influente durante a segunda metade do século xx, a ponto de quase se tornar sinônimo da Pedagogia, não existe um método Piaget como ele próprio gostava de frisar, apesar ter sido muito influente na Pedagogia nunca atuou como pedagogo, pois dedicou sua vida a submeter se a observação cientifica rigorosa processo de aquisição do conhecimento do ser humano, particularmente da criança. Formou se em biologia na Universidade de Neuchâtel, e aos 23 anos, mudou se para Zurique, onde começou a trabalhar com estudo do raciocínio da criança sob a ótica da Psicologia Experimental; ocupou diversos cargos importantes nas principais Universidades Suiças.
Do estudo das concepções infantis de tempo, espaço, causalidade fisica, movimento e velocidade, Piaget criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética – isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o inicio da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO
Sensório motor (0 a 2 anos)
A partir de reflexos neurológicos básicos, o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. A inteligência é prática. As noções de espaço e tempo são construídas pela ação. O contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento.
Exemplos:
O bebê “pega” o que está em sua mão; "mama" o que é posto em sua boca; "vê" o que está diante de si. Aprimorando esses esquemas, é capaz de ver um objeto, pegá-lo e levá-lo a boca.
Pré-operatório (2 a 7 anos)
Também chamado de estágio da Inteligência Simbólica. Caracteriza-se, principalmente, pela interiorização de esquemas de ação construídos no estágio anterior (sensório-motor).
A criança deste estágio:
É egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro;
Não