Jbs: internacionalização das empresas americanas
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS
TRABALHO SEMESTRAL DE GESTÃO DE AMBIENTES MULTICULTURAIS
PROFESSORA: LETÍCIA MENEGON
ALEXANDRE THOMÉ
AMANDA ESTEVES
BARBARA BARBARA
FLÁVIA CRUZ
LARA HAMMOUD
RICARDO LANDRONI
SÃO PAULO
2012
Sumário
JBS3
PLANO DE EXPANSÃO4
MERCADO ALVO5
SEGMENTO DE CONSUMO6
LOCAL DE PRODUÇÃO8
MODO DE ENTRADA10
MARKETING11
CAPITAL11
AMBIENTE LEGAL11
DOING BUSSINES IN12
BIBLIOGRAFIA15
JBS
A JBS, inicialmente conhecida como Friboi, é a maior empresa de processamento de alimentos de proteína animal do mundo, além de atuar em diferentes áreas como biodiesel, couro, colágeno, latas, pet, higiene, limpeza, lácteos e vegetais. É uma empresa extremamente globalizada cuja distribuição geográfica estratégica segue ilustrada no mapa abaixo.
Imagem 1: Distribuição Geográfica Estratégica
Fonte: disponível em< http://www.jbs.com.br/_doc/Politica_Sustentabilidade_JBS.pdf> Acessado em 03/05/2012
A internacionalização da companhia foi iniciada em 2005, quando adquiriu a Swift Armour S.A., maior produtora de carne bovina da Argentina e passou a se chamar JBS S.A. Em 2007 adquiriu a Swift dos Estados Unidos e da Austrália, tornando-se a maior empresa de carne bovina do mundo; momento em que abriu o capital. A partir desse período, iniciou-se uma expansão do abate, produção e comercialização para EUA e Austrália. No ano de 2009, a JBS expandiu seu portfólio de atuação, ingressando no segmento de frangos, lácteos, biodiesel e couro.
PLANO DE EXPANSÃO
Por ser uma empresa já consolidada e difundida no setor de bovinos, com diversas unidades de abate alem de centros de distribuição com alcance global notamos a oportunidade de desenvolver outros segmentos da empresa fazendo uso dessa estrutura já vista como símbolo de excelência de qualidade no mercado internacional. Para tanto, nosso foco será a abertura de uma unidade industrial de couro na Austrália aproveitando as unidades de abate de bovinos já