java
Curso de Programação JAVA
Daniela Vanassi de Oliveira
Euclides de Moraes Barros Junior
Abril / 2001
Orientação à Objetos
O avanço das tecnologias na área de Informática como hardware e software, permite que novas aplicações mais flexíveis e poderosas sejam desenvolvidas. A necessidade crescente de integrar estas aplicações induz a uma nova metodologia de análise e desenvolvimento: a Orientação à Objetos.
Surgida antes da programação estruturada, a Orientação à Objetos modela o mundo real. Assim é que, objeto é uma entidade cujas informações podem incluir desde suas características até os procedimentos, ou seja, uma abstração dentro de um domínio de problema.
Um conceito importante na OO (Orientação a Objetos) são as classes, agrupamentos de objetos que possuem características comuns. As classes possuem atributos e métodos. Os atributos descrevem as características ou propriedades dos objetos e a manipulação destes atributos ocorre através dos procedimentos também chamados de métodos. A seguir um exemplo que ilustra esse conceito:
Cria-se uma classe PESSOA que possui atributos (propriedades) tais como: cor_de_olho, cor_de_cabelo, idade. Além disso, esta classe pessoa possui métodos (procedimentos) tais como: faz_aniversario, muda_cor_de_cabelo.
Instanciando esta classe PESSOA, obtemos o que chamamos de objeto, ou seja: maria = new PESSOA ( ); joao = new PESSOA ( );
Cada objeto tem suas características (propriedades) particulares, por exemplo: maria.cor_de_olho = ‘castanho’; maria.cor_de_cabelo = ‘castanho’; maria.idade = 24;
Enquanto que joao possui outros valores para seus atributos.
joao.cor_de_olho = ‘castanho claro’; joao.cor_de_cabelo = ‘preto’; joao.idade = 26;
Em relação aos métodos ou procedimentos, estes são utilizados para alterar os