Java - Encapsulamento
Encapsulamento
Encapsulamento vem de encapsular, que em programação orientada a objetos significa separar o programa em partes, o mais isolado possível. A idéia é tornar o software mais flexível, fácil de modificar e de criar novas implementações. O Encapsulamento serve para controlar o acesso aos atributos e métodos de uma classe. É uma forma eficiente de proteger os dados manipulados dentro da classe, além de determinar onde esta classe poderá ser manipulada. Usamos o nível de acesso mais restritivo, private, que faça sentido para um membro particular. Sempre usamos private, a menos que tenhamos um bom motivo para deixá-lo com outro nível de acesso. Não devemos permitir o acesso público aos membros, exceto em caso de ser constantes. Isso porque membros públicos tendem a nos ligar a uma implementação em particular e limita a nossa flexibilidade em mudar o código. O encapsulamento que é dividido em dois níveis:
· Nível de classe: Quando determinamos o acesso de uma classe inteira que pode ser public ou Package-Private (padrão);
· Nível de membro: Quando determinamos o acesso de atributos ou métodos de uma classe que podem ser public, private, protected ou Package-Private (padrão).
Então para ter um método encapsulado utilizamos um modificador de acesso que geralmente é public, além do tipo de retorno dele. Para se ter acesso a algum atributo ou método que esteja encapsulado utiliza-se o conceito de get e set. Por definição, com SET é feita uma atribuição a algum atributo, ou seja, define, diz o valor que algum atributo deve ter. E com GET é possível recuperar esse valor.
Exemplo:
1. private String atributo1 = new String();
2. private String atributo2 = new String();
3. public String getAtributo1(){
4. return this.atributo1;
5. }
6. public String getAtributo2(){
7.