Jato d'agua
O corte jato de água é uma ferramenta capaz de corte em metal ou outros materiais, usando um jato de água em alta velocidade e pressão, ou uma mistura de água e uma substância abrasiva. O processo é essencialmente o mesmo que a erosão da água encontrada na natureza, mas muito acelerado e concentrado. É muitas vezes utilizado durante a fabricação de peças para máquinas e outros dispositivos. É o método preferido quando o material a ser cortado é sensível às altas temperaturas geradas por outros meios. Ela tem encontrado aplicações em um número diverso de indústrias desde mineração até aeroespacial, onde é utilizado para operações como corte, modelagem, escultura, e fresagem.
História
Em 1950, engenheiro florestal Norman Franz experimentou uma forma primitiva de corte jato de água para cortar madeira. No entanto, a tecnologia não avançou notadamente até a década de 1970, quando Mohamed haxixe criou uma técnica para adicionar produtos abrasivos para o corte do jato de água. Hoje, o jato de água não tem paralelo em muitos aspectos da corte e mudou a forma como muitos produtos são fabricados. Muitos tipos de jatos d'água existentes hoje, incluindo jatos de água pura, jatos d'água abrasivos, jatos de água de percussão, cavitação jatos e jatos de híbridos.
Operação
O cortador é comumente ligado a uma alta pressão da bomba de água onde a água é então ejetada do bocal, cortando o material por aspersão com o jato de alta velocidade da água. Aditivos na forma de grãos ou outros produtos abrasivos suspensos, tais como, granada e óxido de alumínio, podem ajudar neste processo.
Benefícios
Um benefício importante do cortador de jato de água é a capacidade de cortar o material, sem interferir com a estrutura material inerente já que não há zona afetada pelo calor, também conhecida como HAZ. Minimizar os efeitos do calor permite que os metais a serem cortados sem prejudicar ou alterar as suas propriedades.
Cortadores de jato de água também são