Jardineiro fiel
Aumento do débito cardíaco
Durante exercício o fluxo sanguíneo através dos pulmões aumenta entre 4 a 7 vezes. Este aumento é acomodado nos pulmões de três maneiras: 1- Aumentando o número de capilares desobstruídos; 2- Distendendo todos os capilares e aumentando o fluxo sanguíneo através de cada um deles; 3- Aumentando a pressão arterial pulmonar.
Numa pessoa normal as primeiras duas mudanças diminuem a resistência vascular tanto que a pressão arterial aumenta apenas um pouco, mesmo em exercício muito intenso. Estas habilidades dos pulmões podem acomodar grandes aumentos no fluxo sanguíneo sem aumentar grandemente a pressão arterial conserva a pressão capilar pulmonar em valores aceitáveis e ajuda a prevenir o edema pulmonar
Aumento do fluxo sanguíneo muscular: * Queda de oxigênio muscular: aumenta gradiente de concentração (aumenta metabolismo) * Aumenta temperatura (facilita dissociação de oxigênio, da hemoglobina)
O principal fator contribuinte para o aumento na taxa metabólica é a temperatura corporal elevada. Há um aumento na atividade enzimática com a elevação na temperatura, sendo possível esperar uma relação direta entre o consumo de oxigênio e a temperatura.
Em temperaturas fisiológicas elevadas, apresenta uma redução na eficiência fosforilativa ADP oxigênio e uma maior taxa respiratória mitocondrial na ausência de ADP exógeno, atribuindo a um aumento na atividade de ATPase mitocondrial.
* Mioglobina: 1 heme, alta afinidade, reserva de oxigênio, transporte intracelular quando a PO2 intracelular é baixa
A mioglobina é uma proteína globular heme de 153 aminoácidos encontrada no músculo cardíaco e esquelético que é libertada no soro quando ocorrem danos nas células do músculo cardíaco ou esquelético.
Com um peso molecular de 16.700 daltons, ela é o principal pigmento carregador de oxigênio dos tecidos musculares, apesar de não realizar o transporte de oxigênio, como a