JARDIM SENSORIAL
O Jardim Sensorial tem como proposta estimular o equilíbrio, a percepção, o desenvolvimento físico e mental dos visitantes. Além disso, cria alternativas para a aprendizagem sobre cores, plantas e animais, entre outros elementos da natureza.
O jardim sensorial deverá ficar suspenso a uma altura pré-determinada, considerando passagem tanto para cadeirantes quanto deficientes visuais e idosos, o que garante o livre acesso a todos que queiram tocar ou cuidar das espécies com facilidade.
O jardim sensorial possui grande influência oriental, manifestando-se através de quatro sentidos do corpo humano:
• Tato, através das texturas das plantas.
• Audição, com os repuxos d’água.
• Visão, através das cores exuberantes.
• Olfato, com os aromas das espécies.
TATO
Através das espécies com diferentes texturas é possível um resultado satisfatório através do tato. Um bom exemplo disso é o caso das suculentas. Um pequeno jardim de cactos pode apresentar muitas texturas e um resultado excelente principalmente considerando os deficientes visuais.
AUDIÇÃO
As pequenas fontes e repuxos d’água também proporcionam deliciosas sensações e podem ser inseridas em qualquer jardim através de um simples sistema de bombeamento de água semelhante ao utilizado em aquários. O som emitido pela água é calmante e terapêutico.
VISÃO
As maravilhosas cores das flores e folhagens também garantem excelentes resultados no que se refere ao aspecto visual do jardim. Violetas, petúnias, rabos de gato, lírios da paz e gerânios estão entre as mais cotadas para pequenos vasos e jardineiras. O resultado policromático também pode variar conforme as estações do ano, trazendo uma beleza excepcionalmente exuberante.
OLFATO
Os jardins sensoriais olfativos (normalmente conhecidos como jardins aromáticos ou de ervas) também podem ser utilizados. Neles é possível sentir o aprazível aroma das ervas e temperos, além de servirem no preparo de receitas culinárias e temperos em geral. As espécies mais